terça-feira, março 22

O Livro Do Profeta Oseias

O profeta Oseias  exerceu o seu ministério em 750 a.c., vivendo no Norte durante uns 25 anos.
Entre 722 e 721a.c., Samaria, capital do Norte acabou dominada pelos assírios.
Este período está escrito no livro de 2º Reis: 14,23 - 17-23. Os sucessivos golpes de estado depois do Reinado de Jeroboão II, puseram Israel em plena decomposição. Os seus reis de politicas contraditórias, desagradaram a Deus com suas práticas. As diferenças sociais acentuavam-se mais, diferenças essas já censuradas por Amós por volta de 760 a.c..
A fé do povo de Deus estava em colapso, cada vez mais a religião cananeia atraia os israelitas, e o profeta Oseias alertou qual seria o resultado  dessas politicas e imoralidades. A deportação desses políticos e quem escapasse das mãos dos assírios iria procurar abrigo no Egipto.
Oseias viveu uma experiência conjugal dramática, casou-se com a prostituta Gomer que lhe era infiel. Mas o profeta tinha noção de que fazia parte do seu ministério profético.
O livro de Oseias apresenta-se numa sequência não cronológica mas temática
Fazendo uma divisão por temas, podemos dividir o livro da seguinte forma:

cap.1 ao 3... A experiência de Oseias com a sua mulher.

cap. 4,1 ao 9,9... A decadência espiritual de Israel.

cap. 9,10 ao 14,1... As origens antigas da infidelidade do povo.

cap. 14,2-10 O amor de Deus permanecerá superior a tudo o resto.

Outras curiosidades:

A religião cananeia que os israelitas estavam a aderir era direccionada ao deus Baal e à deusa Astarté. Estes deuses eram os deuses da fertilidade da terra, da fecundidade dos rebanhos e das famílias humanas. Os cultos em sua honra eram acompanhados com ritos de prostituição, chamados de prostituição sagrada.
Os bolos de passas do cap.3-1, ou as tartes de uvas(numa tradução mais livre), também eram usados em rituais de culto pagão.

O vitelo de ouro descrito no cap.8-5e6, é provavelmente o vitelo construído por Zeroboão I tinha colocado no santuário de Betel ve (1º Reis 12,28-29 que cujo nome significa "casa de Deus".

Cap. 14-9 é o unico local no AT onde Deus se compara a uma árvore sagrada da religião cananeia, que era simbolo da fertilidade.

1 comentário:

  1. Olá! Ótimo o Blog!
    Obrigada pela visita ,volte sempre!
    SeguindoO aki tbm :)
    Fica com Deus!

    ResponderEliminar