sexta-feira, janeiro 21

Culturas e preceitos deste mundo


 Uma das coisas que mais serve de empecilho em ministérios são PRECEITOS. Se existe algo que faz com que o trabalho missionário seja fracassado é CULTURA.
   É impressionante como a cultura tem influência de forma negativa a propagação do evangelho e como é acarinhada por tantos (crentes) alias, a maioria.
   hoje neste pais tem muita gente que se diz missionária mas que não tem frutos em seu ministério e o maior problema é a transculturação. Com todo o respeito que tenho por ministros e missionários, digo que o trabalho de muitos é em vão nesta terra, avaliando os seus projectos de ganhar esta nação.
   Na altura dos retornados de angola, após o 25 de Abril, Portugal recebeu muitos missionários vindos da América e hoje em dia tem muitos do Brasil.
   Tanto uns quanto outros sofrem da mesma fraqueza... ( o orgulho da nação ).
   É incrível a forma como os americanos se orgulham da sua nação, incrível é, a forma como os Brasileiros se orgulham do seu país.
  Tudo isso é normal. É plenamente compreensivel que os americanos tenham orgulho da sua terra, pois é um dos impérios mais fortes do planeta, e também os brasileiros se orgulhem da sua nação e do que dela provem. O mesmo acontece com os portugueses, e todos os outros.
  Mas aqueles que pregam o evangelho, aqueles que nasceram de novo, aqueles cujo os pés pisam um altar e seus lábios professam a verdade, cujo seus corações não se conformam com o mundo, e não vivem segundo os critérios do mundo, não deviam ter orgulho a ponto de influenciar suas missões nesta terra. Afinal somos cidadãos do céu, se temos orgulho por algo deveria ser em relação a Deus.
  Porque razão se orgulham tanto de suas nações? Que estilo de sentimento têm numa governação humana?
  Eu frequento uma igreja onde congregam cerca de 5/6 portugueses entre cerca de 220 congregantes. Duas coisas muito comuns de se ver e muito distintas uma da outra é... ou vê-se pessoas totalmente a marimbar-se para ganhar esta nação, e de modo geral, esse tipo de gente é agarrada ao estilo de vida da sua origem, aos costumes e até julgam outra linha de pensamento ou de estar como errado. Ou também há aquele tipo de pessoas que tentam agradar ao máximo os portugueses, de tal forma, que até lhes fica mal e passam por figuras desnecessárias. (estes são de numero reduzido).
   A solução não está em ser-se português referente a este caso, mas sim abster-se de sua cultura, costumes e preceitos.
  A pessoa que está disposta em se apartar de sua cultura, não só conseguirá ver o que está errado na mentalidade de onde é oriundo, como também, se, conviver com pessoas de outras origens terá uma mais valia na percepção do modo de estar, pensar e agir de outras culturas.
 Sim! porque nenhuma cultura é a certa, nenhuma é melhor do que outra. Dentro das próprias culturas as pessoas entre si dividem-se entre modos de estar e de pensar diferentes.
   E ao ver como quem vê de fora outras culturas, poderá mudar-se interiormente imitando o que de  valor há numa cultura e abstraindo-se do que está errado.
   culturas, preceitos, fronteiras etc... são tudo coisas que só trazem divisão e que devíamos desvaloriza-las.
    Não é que eu seja a favor da globalização, mas nossa guerra não é esta! o que nos une é o Espírito, não o modo de pensar, as mentalidades são várias mas o Espírito é o mesmo!
   Se por acaso estás fora de tua origem e se crês que Deus te chamou para fazer uma missão, creio que este assunto é de suma importância.
  O nascer de novo também passa por isso, pensa no mal que Pedro fez aquela gente quando em certa feita, ao chegarem pessoas de sua origem, apartou-se de outros o qual anteriormente tinha estado sentado. Tudo por causa de sua cultura, do que os outros pensariam.
   Vejam o exemplo de Paulo, que de forma estrema se apartou de seus costumes e preceitos, para que o nome de Cristo fosse glorificado. Quando ele se refere a ser como um aborto também passa por isso, se ele disse para sermos iguais a ele assim como ele era a Cristo, em parte é porque nele já não existiam preceitos humanos mas sim os do céu. Esse tipo de disponibilidade a qual Deus pôde encontrar, fez dele o maior missionário na História bíblica.
  Desliga-te das tuas raízes e enraiza-te na videira que é Cristo. sê CONTRA as CULTURAS que nos dividem e atrapalham nossa missão na terra.
  para aqueles que são da minha nacionalidade resta-me dizer que os exemplos que os Estados Unidos e o Brasil nos trazem neste aspecto, podem ser edificantes.
   Vejam como o orgulho dos americanos levou ao resfriamento de uma nação tão orgulhosa, julgavam-se necessários a Deus e cada vez mais sedentos do Espírito padecem. vejam como os brasileiros se orgulham de ser os missionários de ultima hora, e seus ministérios mais conhecidos se esfregam cada vez mais na politica e se entranham com o sistema de forma escandalosa. Contendem de forma lastimável e a origem de suas contendas é o dinheiro.
   Dinheiro esse que é o Senhor que se opõe ao nosso Senhor Jesus Cristo! (já pensaste nisto?.. mas nesta matéria falarei noutra altura!).
  Por isso olha para eles como um exemplo a não ser seguido, quando Deus levantar esta nação.
  Quando isso acontecer, lembremo-nos que nossos reis nunca quiseram saber do povo, que temos uma história rica em atrocidades e que praticámos a escravatura de forma monstruosa, que ministros políticos preocupam-se mais propriamente em conquistar cargos, do que procurar uma solução politica para a nação.
  Nunca te orgulhes em ser português, isso implica em orgulhares-te de tudo isto!
  Sê CRONTRACULTURAS. NÃO PERTENCES A ESTA TERRA!

6 comentários:

  1. Andre, gostei do texto.
    Sabe, por vezes criamos senhores, a cultura,o dinheiro, e tantas outras coisas. Esquecemos que podemos servir apenas a um senhor. E isso reflete nas missões, como também em tudo o que diz respeito a anunciar o evangelho.
    Acredito que precisamos morrer*, para nascermos novamente em Cristo, e depois disso não pode haver nada de preceitos.
    é isso,, Andre, parabéns pelo blog.
    Tô a gostar de ler tuas ideias. ")

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Vanessa, que Deus continue a abênçoar a tua vida, pois és uma "boa samaritana" nesta terra!

    ResponderEliminar
  3. André,

    A Paz do Senhor. Seu texto é um importante alerta! É um assunto extenso que você pode continuar abordando com outros exemplos e informações. Estou estudando um tema que é muito pertinente nesse debate que é a alma dos povos. Vamos manter contacto.

    Andre Luiz

    ResponderEliminar
  4. gostaria de ver um texto seu acerca desse estudo.
    parece ser bem interessante. abraço

    ResponderEliminar
  5. 2 Coríntios 5:17

    17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

    Devemos ter orgulho da nossa pátria que e o reino de Deus, cada cristão deve ter orgulho e anunciar essa patria amada que se chama reino de Deus, falar do amor de cristo, não devemos envergolhar do evangelho pois e o próprio poder de cristo.Parabéns pelo texto andré que Deus abençõe sua vida.

    ResponderEliminar
  6. André, concordo em parte com você. No que se refere a tudo o que vai contra os Principios Divinos, Contra a Lei(Torah=Ensinos,instrução,Lei) de D'us. Mas , desde que não venham a ferir tais Principios, não devemos tentar muda-los. Como no caso dos Cristãos de não judeus de Atos 15, onde os apostolos respeitando sua cultura, não impuseram nada , da Torah, além de alguns preceitos. guradar-se da idolatria, prostiruição,carne sufocada e sangue, lembre que isto agradou ao Espirito Santo, e quanto ás demais leis (estatutos) eles tinham como aprende-los aos sábados nas sinagogas ou no Templo, Paulo nunca deixou de ser judeu, continuou praticando a Palavra de D'us, conforme a Torah ensinada por Yeshua (Jesus), o que ele deixou foi as regras impostas pela tradição ORAL dos rabinos da época e defendida pelos fariseus.Shalom

    ResponderEliminar