segunda-feira, março 7

Os 4 temperamentos

 A teoria dos 4 temperamentos
A teoria dos 4 temperamentos estuda a personalidade e como ela tem influencia no comportamento pessoal de cada individuo.
 Ao que nós reconhecemos hoje como sendo defeitos de personalidade de indivíduos antigamente definiam como anomalias, que derivavam de uma intervenção de Deuses.
Mas Hipócrates que é considerado por muitos o "pai da medicina" oponha-se ao sobrenaturalismo, defendendo uma orientação biológica para a origem dessas anomalias.
Hipócrates viveu entre (460 a 37o A.C.) e foi a partir de ele que a medicina passou a preocupar-se com psiquiatria. 
Os estudos de Hipócrates sobre os acontecimentos psicopatológicos tinham tanta exactidão que até hoje muitos deles permanecem válidos. As observações de Hipócrates às anomalias de personalidade são hoje usadas no estudo de personalidade normal.
Existem cerca de 12 teorias sobre personalidade. A dos 4 temperamentos é talvez a mais antiga. É também bem aceite pela maioria dos cristãos, por não ir contra a palavra e até por levar a compreensão de atitudes dos personagens bíblicos.
Há quem defenda que as personalidades que predominem no temperamento melancólico e fleumático não têm defeitos ou qualidades dos temperamentos sanguinário ou colérico, ou o inverso. 
Mas por experiência própria e também pelo ver de muitos a mesma pessoa pode identificar-se com os defeitos e qualidades de três ou até dos quatro temperamentos, tendo sempre um claramente como predominante.

Os 4 temperamentos e a fé cristã
Esta teoria pode-nos ser útil se for usada com sabedoria.
Ao conhecermos os temperamentos podemos examinar a nós próprios, ver com qual ou quais nos enquadramos mais. Observando os nossos comportamentos, conseguiremos identificar o temperamento na origem das nossas atitudes.
Mas se usarmos isso como desculpa para as nossas atitudes, o melhor era nem sequer sabermos. 
Para fazermos uma melhor identificação, o melhor é observarmos 1º as qualidades. E no temperamento onde formos predominantes, o mais certo é termos também aqueles defeitos. Digo para fazeres assim para que na altura de admitires, não caias na tentação de negares.


O gráfico dos 4 temperamentos
 O gráfico não só nos diz o nosso género de temperamento, como também revela as áreas que talvez estamos mais inclinados ou vocacionados a desempenhar em nossa vida proficional. 







 observa o teu temperamento...
 (tenta ser o mais sincero possível, não ééé!!!)
       
  * A qualidade melancólica que está cortada é perfeccionista.
  

Metanóia e acção do Espírito
Ao conhecermos e reconhecermos o nosso temperamento, podemos usálo como uma ferramenta para a metanóia.  O nosso temperamento está implantado no nosso eu, na nossa natureza humana.
Se nós vivermos segundo o Espírito Ele nos dará forças para que consigamos aperfeiçoar nossa personalidade, procurando ser uma melhor pessoa.
E tentar ser uma melhor pessoa vai mais além de ser cheio do Espírito, mas sim ser companheiro do Espírito.
Quando uma pessoa é cheia Significa apenas que Ele está presente (1) . Mas quando a pessoa procura viver segundo o Espírito, recebe a transformação necessária à vida cristã.
Os dons do Espírito são apenas evidências de que ele está presente, mas os frutos são evidencias do trabalhar de Deus na vida de um homem. E os frutos influenciam nas obras do homem.
Assim como a ciência revela a personalidade da pessoa através dos seus comportamentos, Assim o Espírito revela os seus frutos através das obras do individuo, "pelas minhas obras te mostrarei a minha fé" ( a fé não é apenas acreditar, mas sim o acreditar que leva a um procedimento) Por isso chamamos de fé viva!

(1) Não devemos enfatizar muito isto sem salientar que Deus geralmente usa quem têm intimidade, mas também não devemos esquecer, que, a realidade de que nem todos que são usados são filhos de Deus, é bíblica.

Alem do possível!
A influência do Espírito não só nos faz ser melhores pessoas, termos sucesso, como nos leva além de isso."Nele somos MAIS do que vencedores". Ele não só ajuda a livrar-nos dos nossos defeitos, como a ganhar qualidades que nunca tivemos.
Tu podes pensar Eu tenho um temperamento melancólico como poderei vir a ser um grande líder?
E tens toda a razão! é difícil de isso acontecer. Porém se deres lugar ao Espírito para Ele trabalhar em ti... então isso é bem possível.
Olha o exemplo de Moisés.  Moisés era um homem definitivamente melancólico, no entanto quando deu lugar ao Espírito Deus tornou-o num dos maiores lideres da história mundial.
"tudo podemos naquele que nos fortalece" . 
E os frutos do Espírito são mais do que meras qualidades de temperamento. São qualidades de Deus! A paz de Deus não é a paz normal, o domínio próprio vai além do habitual, o amor... e assim em diante. "E contra eles não há lei". Que lei? aquela lei que Paulo disse habitar dentro de si! Sabes do que falo?
                                                                  ***

Não te esqueças de deixar a tua reacção e o teu comentário e se te sentires à vontade deixa também o temperamento... era engraçado conhecer um pouco das pessoas que me seguem!

EU!? :D eu sou melancólico, mas graças a Deus tenho vindo a identificar-me com qualidades que antes não tinha e de outros temperamentos, os quais muitos dizem ser impossível.

André boa nova

11 comentários:

  1. Eu sou Melancolico. È parece muito comigo mesmo.
    Mas Deus esta no ocntrole, estou em suas mãos. Ele conheçe minhas intensões, melhor do que eu mesma. Mas Ele tem me transformado. Dou graças a Deus por isso.
    Obrigada amigo.
    Fique na paz....
    Fernanda (Brasil).

    ResponderEliminar
  2. Se fosse julgar por alguns aspectos, seria melancólica, mas não concordo 100% com a teoria afinal é apenas uma teoria e não acredito que uma pessoa seja capaz de deduzir todos os defeitos e qualidades das outras pessoas, o ser humano é a criação mais fantástica de Deus, imprevisível, criativo, único, eis a questão, somos únicos então não podemos generalizar... Uau! Muito bem escrito, que dom lindo que Deus te deu para escrever... Que Ele continue te usando. Amém!

    ResponderEliminar
  3. A teoria não 100% correcta mas tem o seu quê de sensatez. Penso da mesma maneira, aliás até costumo dizer na brincadeira que sou um melancólico renovado. e igual a alguém não há ninguém! obrigado eu pelo comentário Fernanda Deus vos abençoe.

    ResponderEliminar
  4. É tremendo o estudo dos temperamentos. Sou Colérica ao extremo e acredito totalmente que a ação do Espírito Santo supre qualquer falha em qualquer caráter. Glória a Deus!!! Fica na paz irmão!

    ResponderEliminar
  5. :D. Irmã é essa a linhagem de pensamento que temos de ter! Ele pode sim suprir essas falhas e usar-nos de maneira tal independente de nosso carácter.
    Sabia que o apostolo Paulo era colérico!?
    Obrigado por comentar.

    André boa nova

    ResponderEliminar
  6. Sou colérica. Mas me identifico muito com Sanguíneo. Já conhecia esses temperamentos, mas nunca cheguei a pesquisar melhor sobre eles. Minhas amigas diziam que eu era melancólica, mas não tem nada haver com minha personalidade. Bom, mas que venhamos ser influenciados pelo Espírito Santo! :D
    Se puderes me ajudarem oração ficaria muito feliz. Deus continue abençoando!

    ResponderEliminar
  7. Com certeza que posso Denise: Deus te abençoe

    ResponderEliminar
  8. Sou melancolica ,mas peço ao Senhor que molde meu temperamento porque as vezes sofro desnecessariament, por coisas que podem ser superadas!

    ResponderEliminar
  9. Sou melancólica, apesar de pedir a Deus para mudar muita coisa em mim. Não gosto de ser amuada e pessimista, mas gosto do meu lado criativo e de ser leal as pessoas apesar de as vezes sofrer com isso.Deus continue te abençoando grandemente.

    ResponderEliminar
  10. SOU COLÉRICA E TENHO UM POUCO DE SANGUÍNEA,NOSSA ESTOU PEDINDO PRA DEUS ME MOLDAR QUERO SE BARRO NA MÃO DE DEUS,POIS TENHO O TEMPERAMENTO MUITO FORTE

    ResponderEliminar