quinta-feira, março 17

Todos devemos criar



  Resolvi fazer este post porque a maioria das pessoas que abordo sobre o assunto respondem sempre o mesmo, e sempre negativamente.
 O mais certo é seres da opinião que nem todos têm jeito para compor musica, ou para escrever um livro,um guião, etc..etc... Mas na realidade o dom de criar é um dom dado a todos, tu não nasceste sem esse dom. Tenho a certeza que a maioria de nós gosta de criar algo, seja musica, escultura, dança. Todos nós gostamos de chegar ao fim de um trabalho feito por nós e por mais razoável  que esteja, sentimos sempre aquele afecto, a obra significa sempre algo para nós. Uma expressão de um sentimento, um pensamento ou ideologia.
Então o que acontece para a maioria não fazer aquilo que gosta?
Quando olhamos para crianças de 5,6,7 anos a brincar, totalmente concentrados em histórias que eles próprios criaram e a forma como eles vivem aquilo. Pensamos logo: que imaginação fértil, quem me dera ter assim essa imaginação. (ou talvez nunca tenhas parado para pensar nisso, no afinal de contas são crianças! O que existe nas atitudes de uma criança que interesse um adulto?)
Mas a realidade é que esse dom deveria hoje estar muito mais desenvolvido, mas não está porquê?
Porque na realidade trocámos o raciocinio pelo saber, Desde muito cedo. É nessa mesma idade que se começa a perder a imaginação e é também e nesse tempo em que começam a ir para a escola. E o que se faz na escola? para além de aprender (óbvio, né!?). Simplesmente trocasse o raciocínio pelo saber. Até essa idade o raciocínio é livre de crescer, é a idade das descobertas, exercitam muito o cérebro por isso a imaginação é vasta.
A partir dessa idade é tudo trocado. O seu raciocínio tem de seguir certos parâmetros, que vão sendo impostos aos poucos, trocando o saber pelo raciocínio. Não é que o saber seja algo mau. É bom saber!
Mas o problema é que nas escolas as matérias não se compreendem apenas são passadas. E a maioria das pessoas passa os anos de desenvolvimento de sua vida a aceitar tudo o que aprende sem compreender apenas a receber informação.
Matérias que levaram talvez vidas inteiras a serem descobertas, na escola aprendesse em 3/4 horas de ensino.
O resultado de no geral 12 anos neste sistema de aprendizagem e quem vai para o ensino superior ainda sofre muito mais, é que a maioria vive com seu raciocínio adormecido. 
Autênticos vegetais que aceitam com naturalidade tudo que lhes é posto à frente como verdade. E ensinamos ao próximo que se ele quer ser alguém na vida tem que ser assim.
E o que isto tem a ver com o criar????
Com o cérebro adormecido como vais conseguir projectar algo? não vais!
A maioria das pessoas, tentam escrever algo e porque a ideia não lhes vem à primeira, desistem.
isso é puro reflexo do que falei atrás, Se queres criar algo tens que de dedicar, puxar pelo cérebro. só que se estás à espera de trazer algo ao mundo edificante ou apenas apreciável em três quatro horas, és alguém que não tem noção nenhuma do que é inventar. Por isso muitos não dão valor aos autores, porque não sabem o valor que tem "criar".
Que tens feito tu com esse dom? olha eu digo-te que todos aqueles que são alguém na vida, são pessoas que raciocinam! não estou a falar de fama, mas de pessoas que se destacam, que fazem algo de memorável.
Talvez até queres criar mas tens essa barreira a transpor. É de suma importância raciocinar, exercitar o cérebro. Se Fizeres isso vais ver que de dia para dia melhorarás a tua imaginação, com o treino as tuas obras ficarão mais perfeitas e será mais fácil imaginar.
 Outro sério conselho é tirares os olhos de frente da TV, mas isso dava outro texto 

3 comentários:

  1. otima materia irmão .. que Deus te abençõe ... lindo blog bjus http://blogeutebusco.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. A nossa alma anela pelo acto de criar! É um traço que nos leva à semelhança do nosso Pai que é Criador desde a Eternidade.

    ResponderEliminar
  3. Vou seguir o seu conselho! Derrubar barreiras, pensar e depois colocar em prática o que vier à cabeça.

    E que não percamos nunca o nosso dom nato de criar.

    Fica com Deus! :)

    ResponderEliminar