sexta-feira, abril 8

As doze tribos

Em Apocalipse 7 - 4 a 8



As doze tribos de Israel são descritas várias vezes na bíblia, e em Apocalipse 7- 4/ 8 as tribos são apresentadas de ordem diferente e algumas tribos como Dã e Efraim não constam, tendo no lugar dessas tribos, Levi e José. Já ouvi pregadores dizer que a tribo de Dã não seria salva. devido a atitudes que cometeu no passado.
O que têm pouco cabimento.
Pondo à parte a polémica que é gerada em volta desta passagem, vamos ver com que propósito Deus direccionou a ser escrito dessa forma.
Os nomes judaicos têm significado e aqui neste texto não é difícil de descobrir.
Dr. Joseph A. Seiss esplica-os em seu livro: Preleições Sobre o Apocalipse
Vamos ver:

  • Judá: Confissão ou louvor
  • Rúben: Vendo o filho ou Olha o filho
  • Gade: Uma companhia
  • Aser: bendito
  • Naftali: Lutador ou lutando contra
  • Manassés: Esquecimento
  • Simeão: ouvindo e obedecendo
  • Levi: União ou Apego
  • Issacar: recompensa 
  • Zebulom: Lar ou moradia
  • José: Adição
  • Benjamim: Filho da mão direita ou filho da idade avançada.
Pondo o significado dos nomes em ordem segundo o texto vai ficar, e moldarmos para construir uma frase ficaria.


(Adoradores de Deus, olhando para o filho, uma companhia de benditos, lutando contra o esquecimento, ouvindo e obedecendo "à palavra", apegados à recompensa de um lar, uma adição, filhos da mão direita gerados nos últimos dias.)


Os nomes das tribos descrevem o grupo dos 144 mil! É incoerente pensar que é por mera coincidência que as tribos são trocadas. Deus realmente quis passar algo com essa troca, pois queria revelar nos nomes o que são os 144 mil.
Os nomes Dã e Efraim têm um significado que não serve para a descrição desse grupo.

  • Dã: Juizo
  • Efraim: Aumento ou crescimento por multiplicação
Nenhum dos dois significados se enquadra no perfil deste grupo!
Os 144 mil não são juízes e é um grupo com um numero especifico, não um numero que se multiplique ou se venha a aumentar, eles são um grupo de castos.

Na realidade Efraim é representada por José, a unica tribo que fica em falta é a de Dã.
Será que os da tribo de Dã não terão escolhidos dentre sí?
Com certeza que não!
Israel pode estar divida por tribos, mas no entanto não existe diferenciação entre elas, as pessoas podiam mudar-se de uma tribo para outra ou casar-se com alguém de outra tribo. Assim como vários países hoje em dia. Não com tribos mas talvez entre estados.

9 comentários:

  1. A PAZ..QUE POSTAGEM MARAVILHOSA,CONFESSO QUE PRA MIM VEIO COMO APRENDIZAGEM , POIS NÃO SABIA SIGNIFICADO DE TODOS OS NOMES, E LENDO PERCEBI O PRÓPOSITO DE DEUS EM TUDO QUE FAZ , LINDA MATÉRIA...KÁ

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo post andré, nunca pensei em postar sobre as doze tribos, mas é realmente um ótimo assunto para ser discutido. DTA

    ResponderEliminar
  3. Olá Andre, gostei do seu blog e vim retribuir a visita. Ah, gostei muito do seu comentário lá no blog!! Já estou te seguindo, se puder me segue lá também.
    Abraço, fique com Deus.

    ResponderEliminar
  4. Muito boa sua postagem, só que o que está escrito me parece um pouco diferente de sua análise uma vez que em Apocalipse temos realmente uma alteração dos nomes das 12 tribos, partindo da interpretação gramatical de luthero, sendo assim podemos abordar o tema com a máxima responsabilidade e entendo seu propósito.
    Fika na graça!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo texto,ele é bem esclarecedor e de fácil compreensão,desejo que tenha um otimo fim de semana e fique na paz do Senhor!Um forte abraço querido!

    ResponderEliminar
  6. Muito bom e com ricos detalhes o estudo sobre as 12 tribos! parabéns André!

    ResponderEliminar
  7. QUE RIQUEZA A PALAVRA DE DEUS. POR ISSO ELE DISSE QUE DEVEMOS MEDITAR NELA DE NOITE E DE DIA. FIQUEI MARAVILHADO COM ESTE ESTUDO. MUITO BOM

    ResponderEliminar
  8. "são os 144 mil" cara meu avó é testemunha de Jeová e sempre ficava com esse assunto ...
    Muito enriquecedor, parabéns...

    ResponderEliminar