sábado, abril 9

Louvor




Em breves palavras quero falar acerca de louvor.
Para entendermos louvor temos de saber o que é adoração. Já ouvi várias definições para adoração, então prefiro expor por minhas próprias palavras o que é adoração.
Adoração é a entrega total de nosso ser (corpo, alma, espírito) a Deus como forma de reconhecimento à sua soberania. E o louvor é adoração expressa de alguma forma.
Sinceramente, já ouvi várias palavras, ensinos e por ai em diante sobre a diferença entre hinos de louvor e hinos de adoração. E ao tentar perceber os pontos de vista de quem ensinava percebi que ninguém, daqueles que ouvi, tinha uma noção esclarecida dessa diferença. E onde colocam essa diferença é mais propriamente em estilos musicais do que em conteúdo lirical. Então essas definições quanto a mim são mais feitas pelo homem do que propriamente uma definição bíblica.
A meu ver essa diferença não existe! É impossível haver um louvor que não seja adoração. Estão interligados.
É como a rhema* e a logos:* a logos não depende da rhema para ser logos mas a rhema  não é rhema se não for logos.
 Do mesmo jeito a adoração não precisa do louvor para ser adoração, mas se o louvor não for adoração então não é louvor. Então quem não é adorador, não têm como louvar a Deus, ou seja aquele que não entrega a Deus todo o seu ser, toda a sua vida não louva. Claro que não falo no sentido de bem dizer a Deus, isso todos o podem fazer. Mas sim no sentido de ser um louvor de essência aceitável  diante de Deus.
Aceitar Cristo como nosso Senhor é exactamente adoração, porque estamos a entregar nosso ser, nossa vida para que seja Ele a mandar em nós, a viver por nós. É uma atitude em que nos entregamos porque reconhecemos o senhorio, a soberania do Senhor Jesus Cristo. O acto de confessar Jesus é louvor, pois estamos a expressar a adoração que é a entrega de nosso ser.
Não quer isto dizer que quem não têm uma vida cristã padronizada não louva a Deus, aliás é dificil aqueles que têm uma vida padrão louvarem a Deus pois geralmente quem vive num patamar que de certa forma é mais ético do que o costume, habitua-se àquele estado sustentando em si impurezas de nossa natureza que são condenáveis aos olhos de Deus. Por isso Cristo ensinou "bem aventurados os pobres de espírito..." esses buscam a Deus com as suas forças reconhecendo a necessidade de Deus em suas vidas.
Podia enumerar várias passagens que demonstram o que digo. O exp. da prostituta que perfumou os pés de Jesus é um deles. Ela expressou a sua adoração naquela atitude, foi um louvor a Deus. Apesar de a bíblia dizer que ela adorou a Deus, pelo que explico em cima dá para perceber que a  palavra louvor não desvalida a palavra adoração!
Só quero adiantar mais um aspecto, que para se ser adorador não depende de tempo, a partir do exacto momento que entregamos nossa vida, que nos disponibilizamos a termos Cristo como Senhor ( E convêm que se medite o que é ter um Senhor) passamos a ser adoradores, independentemente da quantidade de falhas que temos em nós. O processo para alcançar a perfeição é apenas uma sequência dessa disponibilização ao senhorio de Cristo.

Definição de:
  • Logos: A palavra de Deus de um contexto geral, de uma forma universal. Visto que Jesus é a total revelação de Deus, então Ele é o logos; a palavra; o verbo.
  • Rhema: A rhema ressalta um elemento do logos de Deus (é a palavra dentro da palavra). É a palavra de Deus direccionada a uma situação ou momento especifico.

8 comentários:

  1. Oi andre , como esta querido , estou bem sim eu sumi um pouco por falta de tempo mesmo , mais fica tranquilo logo apareço ...

    Muito bom seu post...

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, parabéns André pelo post varão. Desejamos sucesso sempre!!! Grande abraço. Continue sempre e sempre nessa força!!! Paz...

    ResponderEliminar
  3. Adorar a Deus é a maior forma de agradecimento que podemos dar-lhe por tudo o que Ele nos fez e continuará fazendo.
    Para adorar não é necessário estar "padronizado" como você bem disse, e sim ter um coração sincero e quebrantado na presença dEle, e deixar expressar o quanto Lhe somos gratos...

    E como diria aquele hino do Fernandinho: Senhor, se não for pra te adorar, para quê nasci?

    *Excelente texto, André! :D

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo apoio Deus vos abençoe cada dia mais.

    ResponderEliminar
  5. Louvor é realmente adoração...
    Mas, não é a musica, ou a voz, ou a banda que vai fazer a diferença... e sim, a forma que você louva, como diz a bíblia, que importa que os que adoram a Deus, o adorem em espírito e em verdade!

    Lindo post...
    ^^ DTA sempre!

    BJos

    ResponderEliminar
  6. Já dizia o filósofo: "as palavras não são as coisas". Na verdade Deus é o único moderador de quem é ou não adorador e quando efetivamente o que fizemos ficou registado como adoração. Entretanto, damos nomes para efeito didático das coisas com as quais lidamos. A tua postura é sábia André. Os músicos têm um privilégio: levar pessoas à adoração. Pela infinita misericórdia de Deus posso levar pessoas a adoração sem ser um adorador. Ex: cantores que fazem o povo derramarem-se diante do altar, mas que não têm suas próprias vidas Nele.
    Nós é que perdemos tempo julgando quem é quem, ou quem tem mais unção. Deus Ele usa quem quer, e usa-nos apesar de nós. A melhor parte e escolha é adorar e compartilhar esse estado, levando outros à adoração.

    Andre Luiz

    ResponderEliminar
  7. jesus é vida e luz para os nosso olos creia no senho cada ves mais e mais

    ResponderEliminar
  8. Wlw Dea, demorei mas to aqui, bjos fica com Deus amei o seu blog ta.

    ResponderEliminar