sexta-feira, junho 10

O profeta Jonas

                    
O livro do profeta Jonas é diferente dos restantes livros proféticos em questão de contiudo. Enquanto os outros profetas expõem a mensagem de uma forma direta, o livro do profeta Jonas relata a experiência que viveu. Mais do que uma mensagem profética é uma história de um profeta em sua missão. A história é relatada de uma maneira tão profunda que vemos não só Jonas como mensageiro mas também como receptor da mensagem divina, temos uma história relatada desde a fonte.

Apesar de na bíblia haver relato de um profeta Jonas no sec. VIII, especialistas afirmam que este profeta foi de uma data muito posterior, já depois do exílio. Uma altura em que a situação e mentalidade de um judeu comum apresenta semelhanças com Jonas.
A insegurança  em relação aos outros povos e às outras religiões levavam Jonas a confinar Deus apenas ao povo hebreu.
Este livros da-nos uma autentica lição de vida demonstrando que o amor de Deus é totalmente ao contrário daquele pensamento comum entre hebreus.
Por ser um livro onde se relata sentimentos expressos em atitudes é um livro interessante para quem percebe de psicologia.

5 comentários:

  1. Eu fico pensando°°°°{ eu acredito em Deus, canto pra ele, oro, tudo bonitinho, mas se ele me der uma missão equivalente ao do profeta Jonas? Iria ou fugiria? Até onde vai minha fidelidade para com Deus?}°°°° Olha, é muito difícil sair do reduto e enfrentar as terras desconhecidas. O livro bíblico supracitado, nos permite fazer tais análises e a lição é simples: O caminho da obediência é mais próspero do que o da fuga.

    ResponderEliminar
  2. Boa reflexão!
    Sabe.... muitas vezes criticam Jonas mas o que ele estava a fazer como referi era algo que saía fora do seu entendimento.
    Creio que muitos reagiriam ao chamado de Deus fugindo como Jonas. Aliás, muitos o fazem em situações mais brandas ainda!
    Obrigado por partilhar a sua reflexão.
    Abraço

    ANDREBOANOVA

    ResponderEliminar
  3. O livro de Jonas é bastante singular... Mais narrativo do que profético. Nele, podemos perceber Deus manifestando o seu poder providencial de diversas formas. Como O nosso Pai não muda, vamos prosseguir, corajosamente, com Ele, rumo ao cumprimento de todos os Seus planos para a nossa vida! Ele é Jeová Jireh! Creiamos... Ele proverá!

    PAZ, IRMÃO!
    ISABELA

    ResponderEliminar
  4. Muito grato! Sinceramente, (sem generalizar, pois não sou onisciente), mas hoje em dia, muitos não estão nem dando conta da própria "Nínive" que há dentro de si, e quem dirá às distantes! Claro que faço uma auto-crítica também, pois é avaliando os próprios erros que temos mais sensibilidade e esperteza pra corrigí-los. No cristianismo, o aprendizado também é gradual e vagaroso. Não existem perfeitos, mas aprendizes da perfeição. Fica na paz!

    ResponderEliminar
  5. A maioria das vezes, agimos como Jonas. Diante de certa ordenança divina, fugimos. Mas o mais importante é, que assim como Jonas, possamos reconhecer o nosso erro e obedecer a Deus, fazer o que Ele nos ordenou, para assim sermos bem-sucedidos e prósperos na vida espiritual.
    Fica na paz!
    =D

    By: Alinee Santos

    ResponderEliminar