domingo, novembro 6

Arrebatamento 2ª parte (Quando irá acontecer)



Muitos procuram saber a altura em que o arrebatamento acontecerá, neste texto falaremos à cerca disso.

À cerca deste assunto Paulo escreveu em 1 Tess. 5-1,2,3
1-Irmãos quanto ao tempo e às circunstâncias em que isso vai acontecer não é preciso acrescentar mais nada. 2- Vocês sabem muito bem que o dia do Senhor à de vir como um ladrão, pela calada da noite. 3- Quando as pessoas disserem: “Vivemos em paz e em segurança, é então que repentinamente a desgraça cairá sobre elas. Será como uma mulher grávida que começa a sentir dores de parto: Não conseguiram escapar”.

Cristo virá como ladrão, ou seja sem aviso prévio. O arrebatamento não tem aviso prévio. Ninguém sabe quando acontecerá o arrebatamento, nem os homens nem os anjos, só Deus o sabe.
Porém existe um periudo em que acontecerá, sendo assim não se sabe a data mas sabe-se a altura. Muitos comentaristas acham que esta paz aqui descrita é referente à falsa paz que será oferecida pelo inimigo na primeira metade da septuagésima semana de Daniel, mas isso é um equivoco!
Esse periudo de paz e segurança é um periudo que tem como base os dias de hoje. Não quero aprofundar no estudo das igrejas de Apocalipse, o que seria óptimo mas sairia do foco.
Apocalipse ajuda-nos a situar este texto de 1 Tess. Coerentemente.

Nesse de paz e segurança, segundo alguns Escatologistas predominam dois géneros de igreja:
A) o género de igreja Filadélfia.
B)o género de igreja de Laudiceia.

Pudemos ver que estes géneros de igreja predominam no tempo do arrebatamento devido às promessas de Deus a elas.
À igreja de Filadélfia Deus promete protege-la na hora da provação (Apc-3.10), e à igreja de Laudiceia Deus Declara que irá vomita-la.

No cap. 4 João representa o tipo da igreja. Ele começa por dizer: “Depois tive…” e a voz disse-lhe “…Vêm  aqui acima, vou mostrar-te o que vai acontecer a seguir”.
Depois de quê? A seguir do que?
As traduções antigas têm escrito “depois destas coisas” em vez de “a seguir”.
Antes deste acontecimento Deus tinha orientado João a escrever às igrejas, ou à igreja em sua totalidade plena.
Vemos esse periudo de paz e segurança (1 Tess) Também descrito em Apocalipse, na carta a Laudiceia. “acham-se ricos, afortunados e sem nassecidades”.
Também Filadélfia vive neste tempo, como expliquei atrás.
É óbvio que Laudiceia tem muitos salvos entre ela, todos os crentes que se guardarem na doutrina e Em plena comunhão com o Espírito Santo serão arrebatados.
Mas ái dos mestres de Laudiceia que ensinam práticas nicólaitas, e a dos que são cúmplices dos mestres e compactuam com eles.
Esses, os mornos, Laudicenses, serão vomita-los por Deus no arrebatamento. Rejeitados como igreja , enquanto Filadélfia subirá com o Deus que lhe guardará da provação feita aos habitantes da terra.

Então 1 Tess. É referente, sim, ao arrebatamento. E o arrebatamento não tem acontecimentos que lhe antecedem, mas é descrita a situação geral que se viverá no seu tempo.


(1Tess. 5-3 parte B)”… Será como uma grávida mulher que começa a ter dores de parto…”
Para entender melhor esta parte voltaremos a ler Apocalipse.
Apc.12-1,2 e 5”
1-Apareceu com a lua debaixo dos pés, e uma coroa de 12 estrelas na cabeça. 2- Estava grávida e quase a dar à luz, por isso gritava com dores de parto.
5- Ela deu à luz um menino, destinado a governar todas as nações com um ceptro de ferro, mas tiraram-lhe o filho e levaram-no para junto de Deus e do seu trono.


Assim como no capitulo 4 João era o tipo da igreja, referente ao arrebatamento. Aqui no capitulo 12 a mulher faz esse papel.
O versículo 1 retrata a igreja cheia de glória, que é a totalidade de plenitude de Cristo em sua vida.
O que está escrito nos versículos 1 e 2 é o que está escrito na parte B do versículo 3 de 1Tess. 
No versículo 5 de Apc.12, a mulher (igreja) deu à luz  um menino que são os que se mantêm fieis à doutrina) e o parto é o arrebatamento. O ceptro de ferro é uma das promessas de Deus à sua amada igreja. O menino foi levado para Deus e para o trono que foi o que aconteceu com João no capitulo 4.
É custume acontecer que ao ler Mateus 24 se ligue as dores de parto lá escritas com as dores de parto da mulher do cap.12 de Apc. E achar-se que o texto de Mat. Dá-nos uma série de acontecimentos que têm de acontecer antes do arrebatamento, Mas na realidade são coisas distintas.
Em Apocalipse a mulher representa um grupo de pessoas tornado-se diferente da metáfora de Mateus, que está relacionada a acontecimentos.
Por isso não podemos dizer que são as mesma dores.
Na realidade o texto de Mateus tem o arrebatamento omitido em si, mas é livre de qualquer sequência ou independente de qualquer acontecimento.

2 comentários:

  1. Olá que Deus continue abençoando. Fique na paz do Senhor.www.mensagensedificantes.com

    ResponderEliminar
  2. Gente, estou passando pra avisar que o blog “Guardando o Coração” voltou à ativa. Depois da decisão de não escrever mais, volto a escrever, e comigo agora também escreve o Douglas Fernando.
    Assim que, sempre que possível, espero a visita de vocês no nosso cantinho!

    E não se esqueçam: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração; porque dele procedem as saídas da vida.” (Pv. 4.23)

    Fiquem na paz do Senhor! http://guardandoocoracao.blogspot.com/

    By: Alinee Santos

    ResponderEliminar