domingo, julho 3

Criticar sem sabedoria

Tem cuidado como falas dos outros!
Esta semana deparei-me com o Espírito Santo a dar-me uma lição através de outra vida. E eu acho importante passar a mensagem.
À quase um ano atrás ou talvez à mais de um ano, vi alguém criticar com todas as palavras uma certa atitude e especificou uma situação que envolvia outra pessoa. E nesta semana vi esse mesmo individuo exactamente na mesma situação que anteriormente criticara. eu estava de frente para essa pessoa e quando ela levantou os olhos e olhou os meus fixamente, o Espírito Santo fez-me pensar que anteriormente esse individuo tinha criticado outro por essa mesma situação.
No momento policiei-me para que não cometesse o mesmo erro "criticar" nem em pensamento. O que é algo que não é fácil. Mas cruzar os braços e deixar fluir em nossos pensamentos julgamentos sobre outros não é certamente a solução.
Foi uma situação que de certa forma falou comigo, um alerta.
Eu não sou uma pessoa que anda a apontar o dedo às outras, mas tenho noção que sou um pouco critico e creio que meu perfeccionismo pode me levar a esse erro se não vigiar a forma como crítico.
Porque o problema não é ver o errado e alertar outros e sim a forma como o fazemos.
Voltando à situação... Quando o individuo criticou não era para caluniar o outro (creio eu) mas para dar um exemplo errado. A forma que ele o fez é que foi a menos sábia. E eu sinceramente acredito que isso contribuiu para que ficasse vulnerável ao mesmo erro. E creio nisso porque é algo que já provei pessoalmente e mais do que uma vez.
Quantas vezes me deparei a fazer um erro que eu próprio tenha me posto a criticar outros a fazerem. 
É uma sensação um tanto frustrante, Como que uma chapada com luva calçada diante do Altíssimo (para quem crê em Deus).
Já deram conta que aqueles que mais criticam os outros  são os que mais cometem erros à vista de todos!? e de que  muitos nem sequer têm a capacidade de ver esse erro, o de quanto mais criticam outras vidas mais iguais se tornam!?
Isto é algo em que devemos ponderar e fazer uma retrospectiva sobre isso.
Não é errado vermos um erro e expor o erro em si. O problema é levantarmos um juízo sobre outras pessoas sejam autoridades espirituais ou simples irmãos. O dilema é usarmos pessoas como exemplo, dado que não sabemos o que levou aquela pessoa a agir de tal forma.
Espero que percebam e guardem esta palavra.
Para o meu blog espero que nunca se torne num lugar onde os leitores possam ler o que está errado e sim num canto onde se transmite vida e vida com abundância àqueles que se interessam pela boa nova.
Nunca levantem o dedo a um ministério ou alguém em concreto, demonstrar o erro em si irá fazer o mesmo efeito naqueles que ouvem ou vêm a explicação. A não ser que sejam como os cegos que não querem ver, ai o caso é diferente, mas a critica expondo outros nunca é uma solução!

5 comentários:

  1. Metanóia em nós mesmos, para que a nossa critica que possamos transmitir a exortação que as pessoas necessitam para entender o propósito de DEUS.

    ResponderEliminar
  2. Por isso que a biblia fala: Não julgueis para não ser julgado. Mateus 7-1ao6.

    Apontar o dedo para alguem, te 3 voltados para nós...( experimenta fazer isso)

    Deus abençoe você vaso.

    ResponderEliminar
  3. André muito revelador seu comentário em meu blog relacionado a estilos musicais.. Porém falo mais da motivação.. do arrependimento.. como por exemplo. Alguem ki dança funk no estilo sensual e se converti, acho na minha opinião q tem ki abandonar esse estilo musical, na igreja que eu frequento a minha pastora falou sobre isso, tem musicas, batidas que foram criados para invocar demonios. Entendi? Qual a motivação do coração de estar dançando funk? sera ki é adorar ao Senhor, ou apenas não mudar seu gosto musical.. creio q nova criaturas somos e o velho homem ja morreu. Esclarecendo.. não estou criticando os estilos musicais e sim a motivação, o não arrependimento... a falta de mudança.. Que Deus abençoe vc amado !

    ResponderEliminar
  4. “E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.”(Isaías 11:3)

    Boa noite, André.
    Fica na Paz!

    ResponderEliminar
  5. Realmente tens razão. Eu tenho um senso crítico muito apurado tanto para mim como para os outros. Que Deus tenha misericórdia de mim e que eu aprenda a deixar para trás das costas esse mau hábito de criticar sem sabedoria =T

    ResponderEliminar