quarta-feira, maio 18

A graça exige-nos mais do que a tora

    
(À partida até parece heresia esta afirmação, Pois Jesus veio abolir a lei e a lei prevaleceu até João Baptista. 
Não venho interpretar estes versículos, pois o que não deve faltar é blogs com o mesmo. Mas venho trazer um entendimento meu à cerca do assunto. Acho que todos deveríamos fazer o mesmo.)

Quando Deus chamou a povo de Israel ao monte Sinai, não foi apenas para mostrar o seu poderio. Deus não é exibicionista. Ele tinha um propósito e podemos encontrar esse propósito nas palavras de Moisés quando se deparou com tal glória. 
Tendo ele um coração voltado para o Senhor, disse ao povo que não tivesse medo, pois Deus se apresentava daquela maneira para que lhe tivessem temor. Mas o povo ainda não tinha tirado seu coração do Egipto. Quando Deus revelou a sua vontade, o povo viu que não estava à altura de manter um relacionamento com Deus, que para isso teriam de abnegarem seus interesses. Ao invés de se despojarem, pediram a Moisés que fosse ele ter com Deus e servisse de intermediário. 
O que o povo fez foi recusar intimidade com Deus. (aproveitando um à parte) Hoje em dia continua o mesmo sistema, nem a todos o véu se rasgou.  Existem muitos a viver sem comunhão e sem buscar essa comunhão pois a presença de Deus incomoda os interesses egoístas  do ser humano, até às suas entranhas que é querer ser e querer ter. 
Deus sempre quis essa relação com o povo de Jacob, ele queria fazer de Israel uma nação de sacerdotes! Os sacerdotes são aqueles que levam o povo a Deus... então se essa nação seria sacerdote era óbvio que o mundo seria o povo levado a Ele através dessa nação.
Ao invés de o povo querer uma orientação pessoal o que o povo quis foi instruções de como haviam de viver. E como é óbvio sem Deus em suas vidas nunca o conseguiram! Andaram errantes durante cerca de 1500 anos até Cristo e ainda hoje continuam errantes!
Hoje em dia não continua diferente Deus quer o mesmo temor de nossa parte! Eles (Judeus) recusaram o chamado de Deus então foi nos dada essa oportunidade, de sermos sacerdotes de Deus através de Jesus.

                Porque a graça é mais exigente do que a torah
A lei de Moisés só abrange a vontade geral de Deus.
Sem comunhão com Deus e devido à incapacidade do ser humano "pois é totalmente pervertido" os judeus sabiam apenas onde não pisar mas não onde deveriam pisar.
Recusando essa orientação pessoal, mostraram-se incapazes de cumprir a vontade geral de Deus.
A lei da graça porém pede mais do que essa vontade geral de Deus para a humanidade. A graça vai até ao nosso intimo esquadrinhando o nosso coração.
É de pura inconsciência espiritual pensar que não estamos sujeitos à lei de Moisés sem termos a noção de que nos entregámos a uma lei muito mais exigente. A lei do Espírito.
Não nos basta só não errar. Mas também estar disposto a não fazer algo que nos é licito mas que mais tarde nos levará a algo ilícito.
É bastante tentador acostumarmo-nos a viver um padrão de vida visivelmente concreto ao invés de nos sujeitarmos à vida de um amanhã por descobrir.
Mas nós devemos viver como ofertas vivas a Deus até ao ponto de estarmos dispostos a morrer ao seu serviço.
Se os judeus não conseguiram cumprir a tora como conseguiremos nós viver a lei do Espírito!?
É certo! mas quem perde a vida por causa de Cristo então esse a acha. Deus só habita em templos que honrem o seu nome, que o adorem a 100%.
Como se torna difícil viver desta forma! 
É por isso que Cristo morreu. Para que onde não pudermos chegar, Ele nos leve. 
É em nossas fraquezas que Ele mostra a sua força.
O que é suposto ser mais fácil de se cumprir (a vontade geral) é nos impossível. E uma  lei que é suposto ser impossível com Cristo torna-se possível se seguirmos a orientação do Espírito.

7 comentários:

  1. Shalom, irmão!

    Vida de comunhão com Deus exige renúncia. Os dez mandamentos regem o relacionamento entre Deus e aqueles que O amam. Os israelitas, para obter perdão, ofereciam sacrifício de animais. No nosso caso, O Senhor providenciou um outro modo, por meio do sacrifício de Jesus. Deu Seu único Filho pelos nossos pecados. Ainda assim, muitos sentem-se incapazes de cumprir a vontade do Pai porque não querem abdicar. Segundo Efésios 5:13 - "Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pels luz, porque a luz tudo manifesta".

    Gostei da postagem!
    Isabela.

    ResponderEliminar
  2. Graça e paz querido ANdré :)

    passando aqui pra te visitar e dizer que ofereci a ti e a outro irmão um selo de carinho, o porquê está lá no blog.

    Deus continue te abençoando...
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá André, Shalom! Gostaria de comentar o seguinte. O que vc quer dizer com: "...Hoje em dia não continua diferente... Eles (Judeus) recusaram o chamado de Deus então foi nos dada essa oportunidade, de sermos sacerdotes de Deus através de Jesus..."
    1- a que judeus vc se refere?
    2- a quem foi dada essa oportunidade?

    1.a - Parece que você englobou todos os judeus, como se todos sem excessão tivessem recusado 'ouvir a Deus, o que não é verdade. Quem eram os Apostolos, judeus ou gentios?
    2.a oportunidade foi dada a quem, quem aceitou essa oportunidade, por ordem, os judeus (crentes) ou os gentios? É um erro grave de interpretação, achar que todos os judeus erraram o Caminho. Os chamados foram, judeus, os primeiros membros da nova aliança (ou igreja, se preferir) eram todos judeus, os gentios foram enxertados bem depois, e tem acesso ás alianças através dos judeus messiânicos (apostolos) e nao o contrário. A Teologia da Substituição é satânica. shalom.

    ResponderEliminar
  4. Oi Paulo.
    Não é por ter generalizado que tenha posto todos no mesmo saco.Se quisesse dizer que todos tinham errado tinha usado a expressão "nem um só", esse é o preço de generalizarmos que é bastante conhecido. è uma questão de quem ler partir do principio que o autor tem o mínimo de bom senso e esse problema fica resolvido.
    Do mesmo modo seria uma grande falta de bom senso pensar que Deus substituiu alguém.
    Eu não faço distinção entre povos e creio que Deus veio trazer a união entre povo. Eu pessoalmente não me considero gentio (apesar de dizerem que sou) então quando me refiro a nós é aqueles que aceitaram a Cristo, aceitaram a verdade. Só esses é que são filhos de Deus.
    Cristo veio fazer de nós um só povo!
    Reli aquilo que escrevi e não vi nada que não seja bíblico muito menos satânico, algo que fizesse crer em uma substituição a não ser que quem lesse assim quisesse! O mesmo acontece na bíblia e com todos os escritos. Ou tentamos perceber o ponto de vista do autor ou interpretamos como queremos.
    Cada qual é livre disso

    ResponderEliminar
  5. Ok André, acredito na sua sinceridade ao comentário, mas quando fiz as observaçoes me referi ao que é corrente entre os cristãos.
    Quantos á união dos povos: A Bíblia faz distinção sim entre os povos. São eles: Judeus e Gentios. Em Cristo é feita essa união, ou seja o muro de separação é derrubado, sim, mas somente para aqueles que "em Cristo" se juntam à Oliveira que é Israel, formando um só povo (crentes) em Yeshua (Jesus). conforme Romanos 11. Com relação a o "ser satânico", ao dizer isto me refiro aos Escritos do chamados Pais da Igreja e que foi difundido pela cristandade, o chamado Teologia da Substituição. De qualquer forma, parabens pelo poste e pela sua posição quanto ao povo judeu, sabendo que existem os judeus ortodoxos (que nao aceitam o Jesus, como o Messias de Israel) e os judeus messiânicos ( que aceitam Jesus como o Messias de Israel) como no caso citei os proprios Apostolos e demais Judeus(multidoes) que se converteram a Cristo e mais tarde o gentios enxertados á Oliveira, formando um só povo. shalom Adon.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Paulo, agora percebi o seu ponto de vista. Deus abençoe muito a tua vida! Dta

    ResponderEliminar
  7. Olá Andre,
    Graça e Paz!!!!

    Que bom receber sua visita e por atender meu convite p/ seguir nosso blog.

    Então vc é levita? Qual igreja?

    Sobre a postagem, Deus enviou seu único filho p/ nos salvar e hoje temos o livre acesso da adoração.

    Que Deus te use sempre,

    Abraços
    Suely

    ResponderEliminar